Sorocaba SP

Segunda via da taxa de fiscalização de empresas – ISSQN

Empresas de Serviços com sede em Sorocaba devem recolher anualmente o ISSQN – Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos, veja como emitir a segunda via caso não tenha recebido o tributo pelos Correios até o final do mês de Março.

Caso seja proprietário de uma Empresa de Prestação de Serviço na cidade de Sorocaba-SP saiba que anualmente terá que para um imposto municipal obrigatório chamado de ISSQN, também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE), o valor do tributo varia de acordo com o tipo de empresa. O não pagamento desse tributo pode deixar a empresa em débito com o município e levar até ao cancelamento da Inscrição Municipal da Empresa.

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Sorocaba envia o documento anualmente até o mês de Março, caso o empresário não receba o carnê deve emitir uma segunda via pela internet. Para emitir a segunda via do tributo online basta ter em mãos o Cadastro Mutuário ou a Inscrição Municipal da empresa.

EMISSÃO DA SEGUNDA VIA

A seguir apresentaremos o passo a passo para emitir a segunda via do ISSQN, também conhecido como Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos:
Acesse o Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda (Sefaz): portalsiat.sorocaba.sp.gov.br

Na tela principal selecione EMITIR GUIAS > TAXAS DIVERSAS, daí é só informar a opção EMPRESAS em Cadastro, tal como mostra a imagem abaixo, e informar o número da Inscrição Municipal da Empresa (não é o CNPJ).

No portal do SIAT o solicitante deverá selecionar o campo EMITIR GUIA > TAXAS DIVERSAS.

Em CADASTRO selecione a opção EMPRESA para que seja dada a opção de pesquisa pela inscrição municipal da empresa.

Ao fazer a pesquisa o site listará todos os eventuais débitos que a empresa tiver com a Prefeitura de Sorocaba. A Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos – ISSQN pode ser paga à vista com desconto ou então parcelado em até 10 vezes sem juros, dependendo do valor do tributo.

Após escolher a opção de pagamento é possível emitir a GUIA de pagamento, o tributo é aceito para pagamento em casas lotéricas e na maioria dos bancos – inclusive pelo Internet Banking.