Sorocaba SP

Como tirar a segunda via da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos – TFE

Empresas de Serviço de Sorocaba precisam anualmente pagar a TFE – veja como emitir a segunda via pela internet caso não tenha recebido o carnê da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos.

A grande maioria dos municípios do país cobra anualmente um imposto chamado Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE), tal tributo serve para que o poder público possa fiscalizar as atividades das empresas prestadoras de serviço. Neste artigo ensinaremos o passo a passo para emitir a segunda via da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos – TFE – em Sorocaba SP, a boa notícia é que o carnê pode ser obtido pela internet, sem burocracia.

Geralmente a TFE é enviada até o final do mês de Março. Para que o carnê seja entregue é fundamental que o empresário mantenha os dados da empresa sempre atualizados, do contrário corre o risco de não receber o documento no prazo e, consequentemente, pagar juros, multa e outros encargos por atraso.

O não pagamento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos em Sorocaba pode causar o cancelamento da Inscrição Municipal da empresa.

Fique ligado: Mesmo que a sua empresa seja prestadora de serviço pelo Simples Nacional a taxa de fiscalização de estabelecimentos deverá ser paga ao município. O tributo só é isento para as empresas que estejam constituídas como MEI (Micro Empreendedor Individual).

COMO EMITIR A SEGUNDA VIA DA TFE PELA INTERNET

A segunda via da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos e Empresas está disponível no Portal do SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária) da Secretaria da Fazenda de Sorocaba (Sefez), cujo link de acesso é o portalsiat.sorocaba.sp.gov.br, logo na tela principal basta selecionar EMITIR GUIAS > TAXAS DIVERSAS, na tela seguinte basta selecionar a opção EMPRESAS no menu cadastro (tal como mostra a imagem abaixo) e informar o número da Inscrição Municipal da empresa.

No portal do SIAT o solicitante deverá selecionar o campo EMITIR GUIA > TAXAS DIVERSAS.

Em CADASTRO selecione a opção EMPRESA para que seja dada a opção de pesquisa pela inscrição municipal da empresa.

Ao gerar a guia será possível optar pelo pagamento à vista com desconto (caso esteja dentro do prazo) ou então parcelá-lo em até 10x, dependendo do valor total do tributo.