Sorocaba SP

IPTU e ISS – Como emitir a segunda via pela internet?

Em Sorocaba a segunda via do IPTU e do ISS (Imposto Sobre Serviços) pode ser emitida gratuitamente por meio da internet, basta que o munícipe siga o passo a passo que preparamos nesta matéria. A segunda via do tributo pode ser emitida pelo novo portal de serviços da prefeitura de Sorocaba e visa aliviar a demanda de atendimentos nas Casas do Cidadão, visto que são um dos serviços mais procurados pela população.

Estima-se de que, ao menos, 60% dos atendimentos das Casas do Cidadão no período de Dezembro a Maio sejam para emitir a segunda via do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) ou para emitir taxas relacionadas às empresas, tais como: Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos, ISS, TFE, ISSQN, dentre outros.

O SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária) é um portal de serviços criado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de Sorocaba para facilitar o dia a dia da população, bem como agilizar o atendimento da Prefeitura nas Casas do Cidadão.

COMO EMITIR A SEGUNDA VIA

A segunda via pode ser emitida gratuitamente pelo Portal SIAT da Prefeitura de Sorocaba, logo na tela principal há opção para emitir guias de taxas, ISS, TFIF, bem como fazer parcelamentos.

Para emitir a segunda via do IPTU o munícipe deverá selecionar a opção correspondente no menu de opções. Já para ter acesso à segunda via do Imposto Sobre Serviços basta selecionar a opção “TAXAS DIVERSAS” e seguir as instruções de acesso do Portal.

No portal do SIAT o solicitante deverá selecionar o campo EMITIR GUIA > TAXAS DIVERSAS.

Para emissão da guia do carnê do IPTU é necessário que o cidadão tenha em mão o Cadastro Imobiliário do imóvel e/ou terreno para o qual deseja efetuar o pagamento, tal numeração pode ser consultada em carnês anteriores do tributo. Já o ISS e demais taxas, podem ser obtidos através da Inscrição Municipal da Empresa.

Em CADASTRO selecione a opção EMPRESA para que seja dada a opção de pesquisa pela inscrição municipal da empresa.

Caso queira emitir taxas cobradas de pessoa física, a pesquisa pode ser feita através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).