Sorocaba SP

Recadastramento Imobiliário Eletrônico em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba deixou de efetuar o recadastramento imobiliário por via presencial, a atualização cadastral de um imóvel e/ou terreno agora só pode ser efetuada por meio do Portal de Recadastramento da Prefeitura de Sorocaba, a novidade visa dar mais agilidade aos serviços públicos do município e facilitar a vida do cidadão. Nesta matéria explicaremos sucintamente como efetuar a atualização cadastral via site.

A atualização cadastral é importante para que o carnê do IPTU venha no endereço certo e seja enviada no nome do atual proprietário. É comum pessoas que continuam a receber o documento no nome dos antigos proprietários, a principal razão é a desatualização do cadastro imobiliário.

Para atualizar os dados cadastrais de seu imóvel junto à Prefeitura acesse o Portal do Recadastramento Imobiliário, daí é só fazer um cadastro pessoa física ou jurídica, logado em sua área restrita basta informar os dados do imóvel que deseja atualizar.

Proprietários de imóveis podem fazer o recadastramento pela internet, bem como a troca de titularidade do IPTU.

Importante: Para atualizar o cadastro imobiliário é indispensável que o solicitante tenha em mãos seus documentos pessoais e do imóvel, tal como: contrato de compra e venda e cadastro imobiliário do imóvel (pode ser consultado em guias anteriores do IPTU).

Há casos em que o recadastramento não pode ser feito 100% pela internet. Caso haja alguma pendência em seu cadastro pode ser que seja necessário o comparecimento em uma unidade da Casa do Cidadão para validação de documentos para que a troca de titularidade seja efetuada. Fique tranquilo pois o próprio portal informa ao final do recadastramento caso haja a necessidade de comparecimento.

Em outros municípios a atualização cadastral é feita automaticamente quando o novo proprietário faz o registro do imóvel no cadastro e paga o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), em breve será assim também em Sorocaba SP.