Sorocaba SP

Segunda via do IPTU Sorocaba pela internet

Quem paga o IPTU à vista e/ou antecipado pode conseguir um superdesconto no IPTU em Sorocaba. Caso não tenha recebido o carnê por correios, veja como emitir a segunda via pela internet.

Caso tenha um imóvel ou terreno em Sorocaba SP, saiba que anualmente terá que recolher o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). A prefeitura de Sorocaba costuma enviar o carnê para pagamento até o último dia útil do mês de Março. Caso não tenha recebido o documento por correios, veja como emitir a segunda via do IPTU gratuitamente pela internet e evite perder o desconto para pagamento antecipado.

Vantagens de emitir a segunda via do IPTU pela internet:

EMISSÃO – PASSO A PASSO

Para emitir e consultar o carnê do IPTU pela internet acesse o site fazenda.sorocaba.sp.gov.br/iptu/ e selecione a opção EMISSÃO DE GUIA DE PAGAMENTO – IPTU, na tela seguinte basta informar o número da Inscrição Imobiliária do imóvel e/ou terreno e selecionar F9-Pesquisar, tal como mostra a imagem abaixo.

A emissão da guia do IPTU pode ser feita pelo Portal do IPTU criado pela Secretária da Fazenda e Finanças da Prefeitura de Sorocaba SP.

Em CADASTRO selecione a opção IMÓVEL e informe o número da inscrição imobiliária do imóvel para o qual deseja emitir o IPTU.

O número da Inscrição Imobiliária é informado no carnê do IPTU, como o número é permanente e não é alterado, recomendamos que consulte um carnê antigo do IPTU do imóvel ou terreno para ter acesso ao número da Inscrição Imobiliária, também conhecida como Matrícula Imobiliária.

O passo a passo mencionado acima também pode ser utilizado caso o seu carnê esteja vencido. No site da Prefeitura de Sorocaba é possível conseguir a segunda via atualizada da guia de pagamento do tributo, seja ela para pagamento à vista ou parcelado.

Consequências por não pagar o IPTU – Caso o munícipe não pague o IPTU dentro do prazo a dívida pode ser inscrita na Dívida Ativa. As dívidas ativas não prescrevem após, decorridos, 5 anos, tal como ocorre com as dívidas comuns que são inscritas no cadastro de inadimplentes de órgãos de proteção ao crédito como SCPC ou SERASA, por exemplo. Dependendo do valor da dívida o débito pode ser cobrado também por via judicial pelo departamento jurídico da prefeitura.